Coloque-se nesta situação: Você precisa encontrar imediatamente um livro ou documento em uma enorme sala com milhares de títulos. A situação pode ser aplicada a um computador também, você deve encontrar um arquivo dentro de bilhares. Não há catálogo de nada e está tudo uma bagunça. É uma situação bastante complicada, não é mesmo?
Acessar uma informação em meio a tantas outras não é uma tarefa tão fácil, para isso é imprescindível dispor de um profissional ágil e capaz de identificar dentro de um sistema os locais de armazenamento. Os que exercem funções deste tipo são os chamados bibliotecários.
Os bibliotecários são os responsáveis por manter tudo em ordem, ou seja, gerenciar técnicas de catalogação, organização e classificação. É possível comparar esta profissão com a de um administrador, afinal, ambos processam dados, preservam informações e simplificam processos.
Engana-se quem acredita que os bibliotecários cuidem apenas de livros, documentos e revistas. A diversidade de atuação, com o avanço da tecnologia, expandiu o número de vagas e hoje em dia é comum que bibliotecários sejam responsáveis por gerir desde imagens, fotos a qualquer tipo de material digital.
Embora o computador seja um grande aliado, o profissional deve estar ciente de que a criação e manutenção de arquivos requerem concentração, dedicação, organização de ideias e até mesmo criatividade. Outra parte do trabalho conta ainda com a orientação adequada às pessoas na procura por informações.
O bibliotecário pode atuar em Escolas, Centros de Pesquisa, Associações, Acervos, Editoras, Centros Culturais, Museus, ONGs, Emissoras de Rádio ou TV, Provedores de Internet e em qualquer empresa que trabalhe com grande volume de dados.
Outro caminho que pode ser escolhido é o de Professor, a habilitação em licenciatura permite que os profissionais ministrem aulas.
Você sabia que a Lei Federal N. 12.244, impõe que até 2020 todas as instituições de ensino, privadas ou públicas de escolas do país tenham uma biblioteca escolar? Pois é, esse fato gera e garante empregos na área. Além disso, a área de tecnologia que a cada dia gera mais empregos, diversos concursos públicos definem o curso de biblioteconomia como requisito de participação, dessa forma, o profissional pode ainda atuar em órgãos do serviço público.
A profissão exige Ensino Superior em Biblioteconomia. É possível habilitar-se em licenciatura ou bacharelado. Com duração de 04 anos, os alunos podem escolher entre o ensino presencial ou a distância. Várias universidades públicas e privadas ministram este curso.
Segundo o guia de profissões da Catho, um bibliotecário ganha em médio de R$2.500,00 no Brasil. No entanto, vale lembrar que funcionários públicos ou professores, dependendo do local em que atuarem, podem ganhar acima da média comum.
Por Beatriz
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?