Sociólogo: uma carreira que está começando ser vista com bons olhos pelo mercado de trabalho. Saiba um pouco mais sobre esta profissão que está em destaque e abrindo diversas oportunidades para quem seguir nesta área, continue lendo este artigo que vamos trazer algumas informações importantes.
O Sociólogo é um profissional da área de humanas que através da ciência que estuda como a humanidade busca se organizar em sociedade, identificando seus hábitos e costumes e também como as pessoas se relacionam entre si, esta ciência na qual chamamos de “Sociologia”.
Esta ciência tem o objetivo de estudar alguns fenômenos sociais que ocorrem em alguns campos, tais como: religião, arte, cultura, ciência, economia entre outros campos que possuem uma relação social.
A função básica do Sociólogo é trabalhar como um analista de dados. Ele executa alguns levantamentos de dados e faz algumas pesquisas sobre a realidade social. Através destas informações que foram analisadas, consegue produzir diagnósticos que servem de base para que sejam tomadas algumas ações práticas por órgãos do governo ou até mesmo em empresas privadas.
Esta interessante este artigo e quer entender um pouco mais sobre esta carreira, veja abaixo um pouco sobre o mercado para este profissional e como é a formação para se tornar um Sociólogo.
Como característica principal, estuda as estruturas e particularidades de cada grupo de indivíduos e como eles se relacionam. A habilidade de efetuar levantamento de dados específicos, com técnicas de análise e interpretação de dados possui uma visão ampla de mundo e dos processos sociais que envolvem as pessoas.
Por ser dotado de uma visão diferenciada sobre o mundo, sobre a sociedade e conflitos modernos, esta habilidade permite que este profissional possa atuar em vários campos, trazendo a diversidade de atuação.
As áreas que o Sociólogo pode atuar são:
Docência: seja em ensino médio ou em nível superior, a diferença para atuar nas universidades é uma exigência possuir mestrado e para as escolas federais, estaduais ou municipais é preciso a licenciatura em Ciências Sociais ou Sociologia.
Pesquisa: é a principal atividade ou a essência do sociólogo. Através de levantamento de dados, interpretação de algumas informações e relatórios pode ajudar a diversos tipos de pesquisas de forma distinta tais como: pesquisas sociais, eleitorais, científicas de mercado entre outras.
Outros mercados:
Além da prática da docência e pesquisa para atuação profissional, o sociólogo poderá prestar consultoria para partidos políticos, empresas e ONGs. O salário médio inicial gira em torno de R$ 1.800,00.
A formação é de pelo menos 8 semestres (4 anos) e o curso é o Bacharelado em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia, disponíveis em diversas universidades espalhadas pelo país.
Por Marcio Ferraz
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?