Uma das profissões mais conhecidas pelas pessoas e que, por incrível que pareça, apesar da crise financeira que assola o país desde 2015, é a de Técnico Bancário. A profissão se mostra bastante em alta, segundo uma recente pesquisa paulista publicada em janeiro deste ano.
Esse profissional executa todas as atividades relacionadas como vendas de produtos ou serviços bancários, atendimento aos clientes, empréstimos diversos, aberturas de contas, seguros, consórcios e planos de investimento. Toda a rotina administrativa e burocrática de uma agência bancária é feita pelo técnico, que geralmente é treinado para se fazer de tudo, desde a recepção dos clientes da agência, até mesmo o atendimento no caixa quando o local está muito conturbado.
O principal desafio da profissão é alcançar as metas mensais de trabalho, o que pode ser bastante desafiador para os bancários, pois o banco, como toda instituição financeira, precisa de vender seus produtos ou serviços e nem sempre é muito fácil de se alcançar tais metas.
O mercado de trabalho para esse profissional, geralmente, são os bancos ou qualquer instituição financeira ligadas a algum banco, como locais que fazem empréstimo, por exemplo.
Se tornar bancário ainda é o sonho de muitas pessoas pelo horário de trabalho, salários atrativos e demais benefícios trabalhistas, em sua maioria.
A formação acadêmica para se tornar um técnico bancário é curso superior completo nos cursos de administração, economia, ciências contábeis e áreas correlatas. Dependendo da função que será exercida, é exigido até mesmo o curso de pós-graduação na área de atuação.
Os salários para o cargo de técnico bancário vai depender muito do banco que se trabalha. Geralmente bancos públicos têm salários e benefícios maiores se comparados aos bancos privados. O funcionário de um banco privado tem vencimentos iniciais em torno de R$ 2.200,00 e vários benefícios trabalhistas como participação nos lucros e um valor considerável do vale-alimentação, que gira em torno de R$ 900,00 ou mais. Sem mencionar o horário de trabalho de seis horas diárias de segunda a sexta-feira.
Se você não se importa de trabalhar sobre pressão, suporta um ambiente de trabalho estressante e tem boa comunicação, tem grandes chances de se tornar um técnico bancário no futuro.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?