Técnico em Informática – Formação Acadêmica, Mercado de Trabalho

O Técnico em Informática pode atuar em empresas ou como autônomo, tendo um amplo mercado de atuação.

O técnico em informática é responsável por montar e realizar manutenção de computadores tanto de forma corretiva quanto preventiva. Também faz configuração de redes e softwares; instala aplicativos e programas adequados, corrigindo erros e fazendo atualizações seguras. Dessa forma, preza pelo bom uso de computadores e notebooks em instituições, residências e empresas em geral.

Formação acadêmica

Para atuar na área, não é obrigatório ter algum diploma específico, mas é necessário ter amplo conhecimento de hardware e software de computares, além de noções de inglês e tecnologias. Por outro lado, no mercado de trabalho há maior chance de se destacar quem possui algum grau de instrução específico, como o curso de Técnico em Informática ou graduação na área de computação ou sistemas de informação.

No país inteiro, há cursos direcionados para a área desde a modalidade presencial quanto a distância. Assim, quem pretende se qualificar para ser um técnico de informática pode ter acesso a diversas opções de estudo: cursos livres, graduação, tecnólogo ou técnico.

Mercado de trabalho e média salarial

Esta é uma área que possui amplo mercado e bastante oferta de emprego, pois, com os avanços tecnológicos, aumenta-se a demanda por profissionais da área. Mas deve-se sempre estar de olho em qualificações e constantes mudanças que sempre ocorrem a cada ano no ramo. Além disso, há alta concorrência para esse tipo de trabalho, uma vez que não é necessário diploma para atuar como técnico em informática.

A média salarial do técnico de informática é de R$1.480,00, quando se trata de trabalho efetivo em empresas e instituições. No entanto, esse profissional pode atuar como prestador de serviços para diversos ramos e clientes individuais. Por essa razão, sua base salarial pode ser considerada como variável.

Nesse caso, é muito importante que quem atue nessa área seja uma pessoa extremamente ética, pois lida diariamente com dados confidenciais de pessoas e empresas para quem trabalha. Além do mais, prezar pela segurança dessas informações é uma de suas principais tarefas. A disciplina e pontualidade na entrega de trabalhos realizados são atributos considerados de extrema importância, quando se trata desse tipo de profissional.

Tem interesse em ser técnico de informática? Pretende realizar algum curso na área?

Por Camilla Silva

Outras Profissões:

Contador

Farmacêutico

Engenheiro de Produção

Analista de TI

Gerente de RH

Advogado

Arquiteto

Biomédico

Acupunturista

Almoxarife

Analista Comercial

Agente de Viagens

Aspirante da Aeronáutica

Assessor de Imprensa

Assistente Social

Aspirante a Oficial do Exército

Auxiliar ou Assistente Administrativo

Agrônomo

Auditor

Bibliotecário

Biólogo

Blogueiro

Bombeiro

Barista

Ator

Chefe de Cozinha

Comunicador Social

Corretor de Imóveis

Corretor de Seguros

Cumim

Cuidador de Idosos

Decorador

Designer

DJ

Economista

Editor de Imagens

Biotecnólogo

Editor de Texto

Educador Social

Enfermeiro

Escriturário

Guia de Turismo

Jornalista

Leiturista

Massoterapeuta

Músico

Office-Boy

Operador de Telemarketing

Paisagista

Pedagogo

Podólogo

Programador

Orçamentista

Projetista

Protético

Publicitário

Recepcionista

Redator

Secretária Executiva

Sociólogo

Socorrista

Técnico Bancário

Técnico em Edificações

Técnico em Enfermagem

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies