A modalidade de trabalho home office já existia há alguns anos, mas ganhou notoriedade nos últimos meses devido à pandemia do coronavírus que obrigou as empresas a adotá-la em massa. Apesar de essa medida contribuir para que as organizações continuem funcionando, também traz alguns desafios, haja vista que muitos líderes ainda não estão preparados para lidar com a nova realidade.
É necessário que os líderes atuais saibam dar autonomia para a sua equipe e manter a confiança nos seus profissionais, pois o trabalho é prestado a distância. Nessa condição, é preciso haver flexibilidade, uma vez que os horários de produtividade de cada colaborador podem variar de acordo com a sua rotina.
Quer saber mais? Confira, neste post, como os líderes devem atuar no trabalho em home office!
Por que se preparar para liderar equipes em home office?
É importante compreender que o home office não é apenas uma alternativa que está sendo usada agora porque os trabalhadores estão impedidos de frequentar as empresas. Estima-se que essa nova categoria de trabalho vai continuar em alta no futuro, pois é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida para os funcionários, o que os tornas mais produtos e, consequentemente, gera mais benefícios para as instituições.
Portanto, se você não vê necessidade de aprender a liderar equipes em home office porque acredita que essa novidade não vai vigorar, é melhorar repensar. Cada vez mais processos seletivos serão realizados online e atividades profissionais exercidas em casa.
Os líderes devem aprimorar as suas habilidades para gerenciar as questões específicas que envolvem o home office, para que sejam bons comandantes e obtenham o melhor dos seus colaboradores.
Veja como é possível gerenciar o trabalho em home office.
Organize as atividades em projetos
Para evitar confusões, procure organizar todas as tarefas a serem cumpridas de maneira clara e que estimulem a produtividade dos funcionários. Tenha em mente que nessa modalidade de trabalho as pessoas não conseguiram tirar dúvidas a qualquer momento, logo precisam saber com exatidão o que fazer.
O ideal é agrupar as tarefas em forma de projeto, explicando com detalhes como devem ser cumpridas, o resultado esperado e a data de entrega. Com relação as atividades rotineiras, pode-se criar metas de produtividade por dia e de acordo com as características da função de cada colaborador.
Adote um sistema de gestão on-line
Um dos maiores problemas apontados pelos líderes de home office é garantir que os funcionários se mantenham informados e atualizados sobre o andamento das atividades da empresa A questão se torna ainda mais grave quando existe interdependência para a realização das atividades.
Pensando nisso, é fortemente recomendado adotar um sistema de gestão on-line, que ajudam a organizar as tarefas da equipe, como o KanbanFlow, Asana ou Trello, que melhoram a visualização das atividades, apontando os avanços dos projetos.
Melhore a sua comunicação interpessoal
Sem dúvidas, a comunicação interpessoal é uma habilidade imprescindível para qualquer líder e se torna crucial para obter bons resultados no trabalho a distância.
Como se sabe, a comunicação não se resume as palavras que falamos, mas também inclui o modo que falamos e o tom em que falamos. Na comunicação virtual feita no home office, os líderes podem ter dificuldades para transmitir mensagens ao seu time.
Recomenda-se aprimorar a sua escuta ativa, para que seja viável compreender melhorar o que os seus funcionários estão dizendo. Também fique atento aos gestos e expressão corporal dos mesmos.
Além disso, esteja sempre presente nas plataformas virtuais para esclarecer dúvidas dos funcionários e mostrar que mesmo de longe eles continuam tendo todo o suporte que necessitam para apresentar um bom desempenho. Isso também diminui a incidência de erros e retrabalhos.
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